Destaques

Guarulhos conta com uma central de monitoramento do trânsito totalmente equipada

Está em funcionamento a Central de Inteligência Integrada de Guarulhos – CIIG, com sede na avenida Gilberto Dini, 19, no Bom Clima. A Central fará o monitoramento do trânsito através de câmeras que possibilitarão a maior fluidez do tráfego com o atendimento mais rápido das ocorrências, desde as mais corriqueiras, como semáforos quebrados e lâmpadas queimadas, até acidentes e alagamentos, com o acionamento das equipes de resgate e da Defesa Civil.

São nove painéis que mostram em tempo real aos 18 controladores a situação do trânsito em vários pontos da cidade. O acionamento é feito imediatamente aos agentes mais próximos do local da ocorrência. A comunicação é feita através de radiofrequência e palms dos agentes de trânsito.

Até o momento, 11 câmeras já estão instaladas nos principais cruzamentos da cidade, levando-se em consideração a entrada e saída do município, maior circulação de pedestres e veículos, maior potencial de acidentes e roubos de carros e motos, pontos de alagamentos, entre outros.

A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) contará com 50 câmeras de monitoramento, além da ampliação dos radares de fiscalização eletrônica, van de monitoramento remoto – a chamada blitz eletrônica ou chupa-cabra -, que percorre a cidade verificando a situação dos veículos, e cinco radares móveis, todos doados à Polícia Militar para facilitar o trabalho realizado pelos policiais em bloqueios.

Os chamados PMVs (Painéis de Mensagem Variável) também integram o novo plano de monitoramento do trânsito. Eles têm divulgado mensagens educativas, mas oferecerão informações em tempo real sobre congestionamentos, acidentes, melhores vias para trafegar, tempo entre um ponto e outro da cidade, diminuindo, assim, o nível de estresse dos motoristas. Os painéis estão instalados na avenida Paulo Faccini, na avenida Aniello Pratici, no começo da avenida Tiradentes, na rua Alberto Ferreira Lopes, Vila Galvão, além dos trevos Bonsucesso e Pimentas.

A Central é considerada como um novo conceito de segurança pública, já que conta com a integração de diversos órgãos, como a Secretaria de Transportes e Trânsito (STT), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), Guarda Civil Municipal (CGM), SAMU, Defesa Civil e Polícia Militar. Todos trabalharão sincronizados visando a segurança no trânsito, qualidade no transporte, uso e ocupação ordenada do solo, prevenção de acidentes naturais em zonas de risco e ao combate à criminalidade.


Crédito obrigatório para fotos:Márcio Lino/PMG

Edson Queiroz - Chefe de Divisão

PMG - SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Clique nas imagens para ampliá-las:



Leia mais notícias

 

 

< Voltar